Com Maria, a Mãe de Jesus

Após a Ascensão de Jesus aos Céus, a fim de se prepararem para receber o Espírito Santo de um modo recolhido e orante, como lhes ordenara o Senhor, os Apóstolos e discípulos reuniram-se no Cenáculo, onde permaneceram dez dias. Naquele período “todos eles perseveravam unanimemente na oração”. E, quem estava no meio deles? Nada menos que “Maria, a mãe de Jesus” (At 1, 14).

Por que razão teria São Lucas, um autor inspirado, se referido com destaque à presença da Mãe de Jesus? Não haveria Ela tido um especial papel neste momento tão importante?

Ao encarnar-se o Verbo no seio de Maria, de que maneira isto se sucedeu? Pela ação do Espírito Santo,  como afirmam os Evangelistas São Mateus (1, 18): “Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo”; e o mesmo São Lucas (Lc 1, 35), ao relatar a anunciação de São Gabriel a Nossa Senhora: “Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus”. Ao conceber virginalmente pela virtude do Paráclito, mereceu Maria receber o título de Esposa do Espírito Santo.

Eis o que, a respeito deste assunto, explicita São Luís Maria Grignion de Montfort, em sua célebre obra o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”:

“O Espírito Santo, que era estéril em Deus, isto é, não produzia outra pessoa divina, tornou-se fecundo em Maria. É com ela, nela e dela que ele produziu sua obra-prima, de um Deus feito homem, e que produz todos os dias, até ao fim do mundo, os predestinados e os membros do corpo deste Chefe adorável. Eis por que, quanto mais, em uma alma, ele encontra Maria, sua querida e inseparável esposa, mais operante e poderoso se torna para produzir Jesus Cristo nessa alma, e essa alma em Jesus Cristo”.

“Não se quer dizer com isto que a Santíssima Virgem dê a fecundidade ao Espírito Santo, como se ele não a tivesse. Sendo Deus, ele possui a fecundidade ou a capacidade de produzir, como o Pai e o Filho. Não a reduz, porém, a ação, e não gera outra pessoa divina. O que se quer dizer é que o Espírito Santo, por intermédio da Virgem, da qual se quis servir, se bem que não lhe fosse absolutamente necessário, reduziu ao ato a sua fecundidade, produzindo, nela e por ela, Jesus Cristo e seus membros”.

Do que se pode concluir que a grande graça da descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e discípulos no Cenáculo aconteceu por consequência da presença e intercessão de Maria. Ela, com efeito, não estava presente somente fisicamente naquele local, mas encontrava-se certamente no coração de cada um. Foi por meio desse “molde” cujo nome é Maria que a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade produziu Jesus nos corações, tornando-os, a partir daquele momento, autênticos arautos do Evangelho.

Procuremos sempre e cada vez mais crescer na devoção a Nossa Senhora, e que neste Pentecostes o Divino Paráclito a encontre plenamente realizada em nossas almas, para que através deste sublime Molde, Jesus seja misticamente concebido em nossos corações, a fim de que alcancemos a plenitude da santidade para a qual somos chamados, e sejamos fiéis instrumentos do Senhor para que seja renovada a face da terra.

***

A evangelização pelo Brasil continua!. Após encerrar a semana missionária na Paróquia Santo Agostinho em Lauro de Freitas – BA, a Cavalaria de Maria dirigiu-se para a Paróquia São Francisco de Assis em Joinville – SC, atividades evangelizadoras que aconteceram entre os dias 03 e 09 de junho do presente ano de 2019. Foi o Revmo. Pe. Denildo da Silva, que instou a esta unidade missionária dos Arautos do Evangelho a visitar os lares e comércios do seu território paroquial.

 

Neste post vêm publicadas as fotografias da abertura das Missões, das Santas Missas, às adorações e bênçãos do Santíssimo Sacramento, bênçãos e imposições de escapulários de Nossa Senhora do Carmo, Procissão luminosa e a Missa de encerramento das Missões.

Algumas visitas

Procissão luminosa

Encerramento