Retrospectiva 2019

“O Brasil é um grande livro em branco, onde a mão dos homens tem de escrever uma história de heroísmo!”, comentava certa vez o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. Realizando suas atividades evangelizadoras no gigantesco território da Terra de Santa

Cruz, a Cavalaria de Maria não deseja outra coisa senão ser um elemento dessa história, feita de heroísmo e bravura sobrenaturais.

Números

Levando em consideração a variedade de lugares e as distâncias percorridas, pode-se afirmar que no ano de 2019, essa comunidade missionária dos Arautos do Evangelho pôde bem levar o título de “Cavalaria Ligeira”. Com efeito, percorreu ela quase 20 mil quilômetros, visitando 27 municípios (ou cidades satélites, no caso do Distrito Federal), em 8 unidades da federação. Foram 33 paróquias em 16 Arquidioceses ou Dioceses. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima visitou mais de 19 mil lugares, entre residências, estabelecimentos comerciais, estabelecimentos de ensino e órgãos públicos.

Realizando a pesquisa paroquial, foram solicitados mais de mil Batismos, sendo praticamente essa a cifra para as Primeiras Comunhões e Crismas; mais de seiscentos casais manifestaram o desejo de receber o Sacramento do Matrimônio e mais de duzentos enfermos dispuseram-se a receber acompanhamento paroquial. Mais de oitocentos fiéis aceitaram tornar-se dizimistas, perfazendo um total de mais de 19 mil reais.

Roteiros

Estados de São Paulo, Espírito Santo e Bahia

O primeiro roteiro das Missões iniciou-se na pequena e pacata cidade de Salesópolis, na Diocese de Mogi das Cruzes; em seguida, a Cavalaria de Maria retornou à Diocese de Bragança Paulista, realizando seus trabalhos em Nazaré Paulista e Pinhalzinho, dirigindo-se depois para Mococa, na Diocese de São João da Boa Vista. A Grande São Paulo foi palco das últimas atividades evangelizadoras desse roteiro, sendo Itaquaquecetuba e Suzano as duas cidades contempladas.

O Estado do Espírito Santo foi onde se desenvolveu o segundo roteiro das Missões em 2019, sendo Serra, Guarapari e Vila Velha os três municípios onde peregrinou a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Encerrando o roteiro anterior, a Cavalaria de Maria deu um salto de mais de mil quilômetros. Iniciando esse itinerário em Marcionílio Souza, cidade situada no interior da Bahia, na Diocese de Jequié, dirigiu-se em seguida para Salvador e Lauro de Freitas, na zona metropolitana da capital baiana.

Santa Catarina e Distrito Federal

Mas o salto ainda maior haveria de ser dado: o próximo roteiro teria como cenário o Estado de Santa Catarina! Joinville foi a primeira cidade desse itinerário. Dando seguimento às suas atividades, a Cavalaria “Ligeira” de Maria subiu a Serra Dona Francisca, indo realizar suas Missões na pequenina e simpática Itaiópolis.

De novo no Estado de São Paulo e Joinville

Do interior de Santa Catarina, essa comunidade missionária dos Arautos do Evangelho deu mais um longo salto, iniciando mais um roteiro no Estado de São Paulo. Começando no litoral (Caraguatatuba), visitou Cachoeira Paulista, Pereiras e Presidente Prudente, dando, depois, mais um “pulinho” em direção a Joinville.

Distrito Federal e Norte Mineiro

Dando mais um “pequeno salto” de mais mil e quinhentos quilômetros foi parar a Cavalaria de Maria na divisa com o Distrito Federal, em Valparaíso de Goiás. E adentrando a unidade da federação onde se situa a Capital Federal, realizou seus trabalhos evangelizadores nas cidades satélites de Brazlândia e Guará.

Literalmente correndo pelas estradas de nosso país continente, passou a Cavalaria de Maria para o norte mineiro, sendo Engenheiro Navarro e Montes Claros as duas cidades cujas ruas foram percorridas pela expressiva imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

Novamente em São Paulo, em direção ao Mato Grosso do Sul

Mais um “simples pulinho” e já estavam os missionários em Itatiba, na Diocese de Bragança Paulista e, em seguida, em Lins, no interior do Estado de São Paulo. Não se dando por cansados, continuaram eles sua epopeia, desta vez na capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande.

Encerrando o ano missionário

Por fim, encerrou a Cavalaria de Maria o intenso e saltitante ano missionário de 2019 na pitoresca cidade de Bananal, localizada no histórico Vale do Paraíba, diocese de Lorena.

O único desejo da Cavalaria de Maria

É assim a Cavalaria de Maria: sempre constante em suas atividades evangelizadoras de norte a sul do Brasil, nada ela teme: nem a perseguição religiosa, nem as diferenças entre os povos das diversas regiões, nem os conflitos que tenham como fonte as diferenças religiosas, nem as diferentes climas e as variedades culinárias típicas de cada estado. Somente deseja ela continuar suas Missões Marianas, pois possui essa comunidade missionária dos Arautos do Evangelho um único desejo: conquistar toda a Terra de Santa Cruz para o Sapiencial e Imaculado Coração de Maria!

 

Assista os vídeos das Missões de 2019 na playlist!